A propósito do RBI (Rendimento Básico Incondicional) - post actualizado

Ao que parece, um professor universitário americano que nunca tinha chumbado um aluno, chumbou um turma inteira para tentar demonstrar a inutilidade das políticas sociais. O professor cansado de ver uma turma insistir que o socialismo era possível declarou: “Ok, vamos fazer uma experiência socialista nesta classe. Ao invés de dinheiro, usaremos as notas nas provas.” Todas as notas serão concedidas com base na média da classe, e portanto serão ‘justas’. Todos receberão as mesmas notas, o que significa que em teoria ninguém será reprovado, assim como também ninguém receberá um “A”.
O professor explicou depois de ter chumbado a turma: “a experiência socialista falhou porque quando a recompensa é grande o esforço pelo sucesso individual é grande. Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros para dar aos que não batalharam por elas, então ninguém mais vai tentar ou querer fazer seu melhor. Tão simples quanto isso.”
Este professor tem cinco máximas:
1. Não se pode levar o mais pobre à prosperidade apenas tirando a prosperidade do mais rico; (CERTO digo eu)
2. Para cada um recebendo sem ter de trabalhar, há uma pessoa trabalhando sem receber; (ERRADO)
3. O governo não consegue dar nada a ninguém sem que tenha tomado de outra pessoa; (ERRADO)
4. Ao contrário do conhecimento, é impossível multiplicar a riqueza tentando  dividi-la; (ERRADO)
5. Quando metade da população entende a ideia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação.  (CERTO)

Das cinco máximas deste professor, três são erradas e facilmente contrariadas por duas outras mais simples e inegáveis.
- o dinheiro é criado antes de mais no mundo das ideias.
- tal como todo o conhecimento, a riqueza não se multiplica nem se divide, cria-se.

Há uns tempos atrás escrevi sobre a natureza do dinheiro, num livro onde é aprofundado um sistema monetário indexado à força laboral que recorre a uma espécie de RBI, ao qual na altura chamei CNS (Custo Necessário à Sobrevivência):
"Apesar de ser usado nas trocas comerciais e ter uma representação física, o dinheiro é um conceito. Uma ideia que pode ser tão precisa quanto uma conta de somar ou subtrair. A compreensão da natureza do dinheiro enquanto uma mera ideia é essencial para que perceba mais adiante, como os sistemas de criação de moeda vigentes ainda não conseguiram aproveitar, todo o potencial desta ferramenta social no sentido de criar um mundo melhor. Pelo contrário, o dinheiro tem sido usado para fazer estagnar as águas da evolução social. Se o dinheiro é uma coisa tão precisa quanto a matemática, pode também ser uma coisa tão preciosa quanto um poema."

in Modelo Monetário Civil

Este livro explica apenas uma de várias novas possíveis soluções. Entre outras coisas prova que não é preciso retirar o prémio dos mais esforçados para garantir os direitos humanos mas acima de tudo demonstra que é possível um mundo mais justo pela aplicação de políticas sociais através da compreensão e correcta utilização da natureza do dinheiro.

Quando se considera que uma experiência numa sala de aula pode contradizer todas as outras evidências de que existe um possível equilíbrio entre políticas sociais e comportamentos do mercado estamos obviamente a querer fechar os olhos à realidade. Não é só o meu livro que questiona o capitalismo extremado. Um estudo do MIT explicado em vídeo neste link, estudo esse que foi financiando pela Reserva Federal americana concluiu que enquanto a performance de um trabalhador melhora com prémios em actividades mecânicas básicas, ele não só não melhora, como piora substancialmente em actividades que necessitam de mais actividade cognitiva.
Se esse estudo não bastar para convencer o leitor que este professor neoliberal se enganou redondamente quando comparou as notas de uma turma com a quantidade de dinheiro, talvez uma experiência social levada a cabo nos anos 70 no Canadá o convença: http://en.wikipedia.org/wiki/Mincome

Se o leitor quiser saber mais sobre o modo absolutamente selvagem e elitista como hoje em dia é produzido o dinheiro aconselho vivamente as seguintes lições básicas sobre a criação de dinheiro disponibilizadas pela Positive Money, uma iniciativa que propõe que, tal como no Modelo Monetário civil, os bancos percam o direito exclusivo de produção de moeda. Depois de entrar na página faça scroll down e clique no link " Banking 101".

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