Porque é que os Bitcoins não são a solução.

O bitcoin vem sem dúvida baralhar contas quando pensamos e encontrar um modelo monetário alternativo. E é um sistema com características interessantes, baseado na relação da moeda digital com o seu suporte, alta tecnologia, mas não é de todo um sistema preocupado com o acesso da população à moeda, muito menos está preocupado com os direitos humanos. Quanto mais compreendo os bitcoins, mais me parece que se está a transformar numa brincadeira de mau gosto. 
Eis porquê:

Diz-se que o bitcoin é uma moeda completamente diferente das outras mas tal como as outras moedas compra-se e vende-se, e apesar de não fazer depender o seu valor das decisões de bancos centrais, altera de valor consoante a procura nos mercados de câmbio. Se um banco normal quiser comprar bitcoins pode muito bem fazê-lo. Opera segundo as mesma leis de oferta e procura portanto. Não está imune a um colapso global.

Diz-se também que qualquer pessoa pode gerar os seus bitcoins mas na verdade é um processo demasiado complexo para se conseguir disseminar.
É preciso perceber de informática, mas perceber mesmo.

Como se isso não bastasse, pode dizer-se que o seu valor é indexado aos metais raros do mundo porque os lotes de moedas bitcoins são gerados através de processamento de dados informáticos.
Convém adiantar que a China TEM 90% dos metais raros do mundo necessários para desenvolver alta tecnologia.
http://expresso.sapo.pt/china-controla-90-dos-metais-raros=f532571

Citando a wikipeédia:
"A rede Bitcoin cria e distribui um lote de bitcoins novas aproximadamente 6 vezes por hora aleatoriamente entre usuários que estão rodando o programa no modo de geração de moedas. Qualquer usuário tem chance de ganhar um lote enquanto roda o programa oficial, ou programas de terceiros, no modo de geração de moedas. O ato de gerar bitcoins é comumente chamado de "minerar" (como em "minerar ouro"1 ). A probabilidade de um certo usuário ganhar um lote depende do poder de processamento que ele contribui para a rede em relação ao poder de processamento de todos os outros combinados
(...)
Atualmente, a mineração de bitcoins é uma área altamente competitiva, com hardware específico vendido no mercado. Com a crescente dificuldade dos desafios criptográficos, tornou-se economicamente inviável utilizar CPUs para a mineração (pois a energia elétrica consumida custa mais que a recompensa em bitcoins gerada), e futuramente também as GPUs tornar-se-ão obsoletas para esse propósito. Por este motivo, vários usuários passaram a utilizar também circuitos integrados de aplicação específica (ASIC) para a mineração de bitcoins. Algumas empresas comercializam sistemas ASIC prontos para a mineração, com preços entre 250 e 2500 dólares."

Mensagens populares