Faz hoje 100 anos
A Sagração da Primavera – Le Sacré du Printemps – The Rite of Spring
Em maio de 1913 os Ballets Russes de Seguei Diaghilev promoveram a estreia de "A Sagração da Primavera", com coreografia de Nijinsky e música de Igor Stravinsky. Nesse momento, o coreógrafo e o compositor completariam os alicerces da dança e da música moderna com audacioso manancial rítmico revelado pela coreografia de Vaslav Nijinsky, fazendo das suas obras um marco na história da dança e da música.
Tendo como subtítulo "quadros de uma Rússia pagã", a Sagração da Primavera é resultado de uma visão de Stravinsky alimentada por Nicolai Roerich, autor do cenário e do figurino. O compositor imaginou um ritual pagão onde uma jovem virgem seria sacrificada pela chegada da Primavera. A coreografia de Nijinski aliada ao ritmo eloquente da música é a forma escolhida para o sacrifício."
por Luiz L Antunes
Foi assim que o público reagiu - um trecho da primeira cena do filme "Coco Chanel & Igor Stravinsky" (France, Jan Kounen, 2009).
Em maio de 1913 os Ballets Russes de Seguei Diaghilev promoveram a estreia de "A Sagração da Primavera", com coreografia de Nijinsky e música de Igor Stravinsky. Nesse momento, o coreógrafo e o compositor completariam os alicerces da dança e da música moderna com audacioso manancial rítmico revelado pela coreografia de Vaslav Nijinsky, fazendo das suas obras um marco na história da dança e da música.
Tendo como subtítulo "quadros de uma Rússia pagã", a Sagração da Primavera é resultado de uma visão de Stravinsky alimentada por Nicolai Roerich, autor do cenário e do figurino. O compositor imaginou um ritual pagão onde uma jovem virgem seria sacrificada pela chegada da Primavera. A coreografia de Nijinski aliada ao ritmo eloquente da música é a forma escolhida para o sacrifício."
por Luiz L Antunes
Foi assim que o público reagiu - um trecho da primeira cena do filme "Coco Chanel & Igor Stravinsky" (France, Jan Kounen, 2009).