Breve história do Electro:

Ora Deixa Lá Isso Um Bocadinho e Aprende Uma Cena Nova Com o Marrucho (ODLIUBEAUCNCOM)

Electro:
Caracteriza-se de grosso modo como um estilo de música electrónica desenvolvido durante os anos 80 que usa caixas de ritmos, vocoders, e sintetizadores. As suas bases, para não irmos mais atrás, foram definidas pelos Kraftwerk, um projecto de Dusseldorf no início dos anos 70. As técnicas introduzidas e os equipamentos desenvolvidos pelos Kraftwerk são lugar-comum na músical actual e o grupo é tido como precursor de toda a música de dança de dança produzida daí em diante.

Anos marcantes na construção e desenvolvimento:


1974, os Kraftwerk lançam o seu primeiro sucesso comercial Autobhan.


Durante os anos 70, ainda a maioria do público americano e europeu ainda se encontrava a disfrutar do Disco e do Rock, já algumas minorias começavam a fazer outros tipos de música. Entre estes, o Electro não conseguiu influenciar profundamente a editoras para que se fizessem grandes tiragens. É então, tal como o Industrial, o House, o Hip Hop, e o Punk o foram durante essa década, um estilo marginal, ouvido e produzido por poucos. Mas as coisas mudaram durante os anos 80.

Em 1982 os Human League, banda de cariz electrónico com forte tendência para fazer canções obscuras, lançam Being Boiled.


No mesmo ano os Jonzun Crew, num espírito que viria a ser denominado como electro-funk, lançam Lost in Space.


Em 1983 o músico Herbie Hancock, na altura com 43 anos, lança Rockit e funde sem pudor o Jazz com as texturas e tiques da electrónica da altura.


Em 1985 o Mantronix lança o Needle To The Groove, que tanto pode ser tido como Electro ou Hip Hop.


Em 1986 o Afrika Bambaataa, seguiu a onda do Mantronix lançou o álbum Planet Rock.


No mesmo ano os Freestyle lançam o It's Automatic.
 

Em 1988 os The Alliance lançam Action!


Comecei este post questionando-me se o Electro é um tipo de música coeso os suficiente para se poder definir enquanto movimento, mas uma breve audição dos poucos projectos aqui afixados é suficiente para perceber que sim. Se não tanto enquanto movimento colectivo, pelo menos enquanto estilo. Em jeito de conclusão é possível afirmar que, ao contrário do Hip Hop ou do House por exemplo, não existem muitos projectos de Electro "puro" por assim dizer. Pode assim ser entendido, como um estilo charneira formado por músicos, produtores que desenvolveriam a grande maioria do seu trabalho mais próximos de outros grandes movimentos.

Mensagens populares