"Being here is already political"
Este é um post para quem tem mais de 45 anos de idade. Parece um romantismo mas passo a xeplicar o pragmatismo com que quem desconfia da nossa abstinência social se deparará... a razão pela qual nós estamos quietos e sem vos ajudar é que não estamos virados para as vossas "criativas" indústrias. É que para ser criativo é preciso ser uma pessoa de fé e para ter fé é preciso acreditar em alguma coisa. Para acreditar é preciso ter provas. Nós não acreditamos num presidente e muito menos acreditamos numa qualquer pessoa das vossas instituições. Não acreditamos numa democracia bipolar nem em números para os quadros com números e percentagens de LEDs com que iluminam as vossas salas de audiências internacionais. Não acreditamos nada neste sistema financeiro sequer. Não. Acreditamos nas pessoas porque precisamos delas. Precisamos delas todas sem sabermos de que família vêm, nem quantas dívidas têm para pagar. Não acreditamos no valor carreirista das famílias. Acreditamos na liberdade de pensamento do indivíduo. Acreditamos na personalidade.
É preciso ter alguma personalidade para acreditar nalguma coisa independentemente do que se diz em casa ou na rua de boca solta... E isso é ter carácter. Ter personalidade é ter carácter. E ter carácter é ser cool. Seja bom ou mau carácter. É caráter. E o vosso dinheiro, querendo o cool, tá bem lexádo com o carácter seja bom ou mau carácter, porq'o carácter só quer dinheiro se o dinheiro for cool. Precébem ou preciso de fazer um desenho? Ou são fixes os vossos princípios e objectivos, ou não são fixes e, não sendo, tão tramados c'a gente (proud of my geração)... A gente vai deixar-vos cair. Não precisamos sequer de mexer uma palha. Às tantas vocês vão estar a precisar de mais escravos e a gente vai responder-vos que está demasiado ocupada a ter estilo para vos dar uma hora por 4€ ou 5€. É que por quatro euros a malta vai ali ao lado e traz umas batatas, e mais umas ideias.
O que o Lou Reed e o John Cale cantavam era muito irónico e espirituoso mas, são magias de outras gerações. Hoje não há dinheiro ou estilo que pague carácter. Ainda assim deixo a graciosidade a leveza com que a vossa gente pode viver sem ter de pensar demasiado. Obrigado por terem existido. Mas, lamentavelmente para nós, esta cena, por mais linda que seja, já não funciona. Não funciona para nós nem para os filhos queremos ter.
"Being here is already political" citação retirada do título de um desenho de André Sousa