a loja de luz

O que é a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos? Quem são esses gajos com um logótipo tão mau e com tanta importância na nossa vida? E porque razão é que a Entidade Reguladora acha que o pagamento de cerca de 50€ por português por mês à EDP não é suficiente e vai implementar uma subida de de preços de 30% em Dezembro na electricidade (sem contar com os 24% de IVA que o nosso primeiro ministro Passos Coelho decretou que vai começar em Outubro)? Será que estas pessoas que decidem são accionistas ou amigos de accionistas da EDP? 


Ora assim de cabeça 50€ x 12meses x10 000 000 de pessoas = 6000 milhões de euros de receitas anuais. Se gastarem 4000 milhões em plantações de energia nos Estados Unidos ainda têm um lucro de 2000 milhões. 
Não bastou no ano passado terem conseguido 1000 milhões? Esta pessoa coletiva chamada Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (aka traidores) veio agora dizer que o custo da electricidade está difícil... 


áias energias renováveis são muito difícies de fazer... é EDP? O vento aumentou de preço? As barragens vão fazer greve? O sol está caro? É o pessoal dos vossos call centers que vos está a esmagar a margem de lucro?


Para que se saiba a ERSE devia ser isto... lê-se no site deles: 
Missão 
A ERSE tem por missão a regulação dos sectores da electricidade e do gás natural, a qual deve constituir um instrumento efectivo para o funcionamento eficiente e sustentado dos respectivos mercados, assegurando a protecção dos consumidores e do ambiente com transparência e sem discriminações. No âmbito desta missão de serviço público, a ERSE recebe da lei e dos seus Estatutos um conjunto de atribuições, entre as quais se salientam a protecção dos direitos e interesses dos consumidores em relação a preços, serviços e qualidade de serviço, a verificação do cumprimento das obrigações de serviço público e demais obrigações legais, regulamentares e outras, a garantia às empresas reguladas do equilíbrio económico financeiro no quadro de uma gestão adequada e eficiente e a implementação da liberalização dos sectores da electricidade e do gás natural. 


Os mercados continuam monopolizados: só existe uma pessoa a quem eu posso pagar para ter luz em casa.
Os mercados continuam com lucros elevados. 
Os mercados continuam de boa saúde e estão, a cada ano que passa, mais dinâmicos. 
Como sabemos os mercados não estão ameaçados... Aliás os mercados não existem. Existiriam se houvesse mais que um vendedor. O que temos é uma loja apenas, para quem a Entidade Reguladora SE trabalha.

Mensagens populares