é só para me relembrar

É só para dizer que esta foi a música mais importante deste ano e que o B Fachada merece, da minha parte, pelo menos 7 audições por semana. Só para dizer que ando assim :) e ando mais ou menos bem. Eu, e outros tantos que vão fugir aos impostos e não vão pedir facturas... Processem-nos, prendam-me... Troco esta minha desorganização por um debate com qualquer ministro das finanças em horário nobre. Nem preciso de tanto... Preciso apenas de uma simples resposta (por e-mail, ou por carta, por SMS) a uma questão simples: onde é que, neste mundo de regrada produção de moeda, é produzido o dinheiro para pagar os juros cobrados pela produção e emissão dessa moeda? Eu acho que não é produzido em lado nenhum. Não existe. Isso faz de quem aceita juros, ou qualquer margem de lucro sobre o dinheiro uma coisa apenas: escravo (ou agente de escravização). Será que ninguém me consegue contrariar? Não haverá um economista deste mundo fora que nos responda num futuro próximo e, nos esclareça sobre esta armadilha financeira que começa a acabar com os próprios estados? Eu acho que deve haver... Mas não aparece. Até lá vou tentar ser mais um tubarão. Com 30 anitos, mas ensaiar a batida de cauda.
Uma coisa é certa: Não vou trabalhar para os juros de empréstimos que não pedi, e que acho que são matematicamente impossíves de pagar... Fico entretanto a pensar que: a minha democracia é arcaica*, os meus representantes não sabem matemática, são incompetentes e/ou promíscuos. Os meus companheiros votantes são desinformados pela TV. Alguns amigos meus são desinformados pelos pais deles. Atingimos o ponto sem retorno. Eu escrevi, publiquei, falei e fiz o que podia quando ainda era possível... Mas ninguém passou cartão. Ninguém passou a mensagem a quem podia mudar este sistema financeiro... Houve muita gente a falhar neste processo de comunicação/informação/questionamento que eu e muitos outros tentámos. Falharam os políticos e os gestores. Falharam os amigos e filhos dos políticos e dos gestores que me leram e não lhes disseram nada.
Ninguém merece prisão. Vão perceber que eu tinha razão em 2016 (vão ver...). Mas no mínimo, para já, merecem este raspanete, para que de futuro, aprendam a ser mais respeitadores e valorizarem mais quem se dá ao tabalho de pensar de continuar a tentar a ver as coisas de uma perspectiva distante das dos comentadores televisivos, no sentido de encontrar uma solução. E não... não é uma solução para acalmar "Os Mercados, ou o truque de magia que nos vai ensinar a pagar "Os Juros". Essas são ideias que escravizam...
Se os Mercados, como eu, querem ser livres também têm que ser responsáveis e, neste caso de retrocesso civilizacional, responsabilizados. Ao contrário do que é a base de um racíoncio de neo-liberal, não são os números que permitem que haja saúde, educação, evolução, festas, ou palácios. São as pessoas que os constroem. É para e por um mundo melhor que penso e escrevo. Teremos sempre a "Generosidade" e a "Alegria". A "Amizade" e o "Amor". E é muito. O resto é conversa fiada (com juros).





* A democracia é arcaica mas o boicote ou a asbtenção não a melhoram. Pelo contrário, ajudam que os votos dos que fazem a festa se concentrem nos dois maiores partidos, e impossbilitam o desenvolvimento que a pluralidade de ideias e posições pode trazer. Votar é obrigatório. Nem que seja no PCTP—MRPP.

Mensagens populares