Google OS



Os primeiros computadores com sistema operativo do Google chegam ao mercado a 15 de Junho.
O sistema operativo Chrome funciona unicamente com aplicações online em vez de exigir a instalação de software diretamente nos computadores. O anúncio foi feito esta quarta-feira durante a conferência I/O, o evento do Google dirigido a quem desenvolve produtos com as plataformas da empresa.
Numa primeira fase, os novos computadores apenas vão estar disponíveis em sete países (EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Holanda, Itália e Espanha), entre os quais ainda não está Portugal. Mas de acordo com o anúncio publicado no blogue oficial o novo produto estará disponível em mais países nos próximos meses. Os computadores serão comercializados pelo valor de 244 euros e podem ser encomendados através da Amazon e da BestBuy. A Acer e a Samsung são os responsáveis pelo lançamento de dois modelos, denominados Chromebooks. Os Chromebooks possuem ecrãs de 12 polegadas e estão concebidos para uma ligação permanente à internet. Opcional será a possibilidade de ligação a redes 3G. Outra das características é uma bateria de longa duração em que o modelo da Samsung aponta para as 8,5 horas de uso contínuo e o da Acer para as seis horas. Todos os programas são aplicações na Web semelhantes ao Gmail e aos GoogleDocs.

Ficheiros e aplicações online
Os modelos Chrome têm por base o browser do Google e não permitem instalar aplicações. Em vez de armazenar os dados num disco rígido local, os ficheiros ficarão armazenados na internet. O novo computador com sistema operativo Google só precisa de oito segundos para que os aparelhos estejam ligados e prontos a ser utilizados permitindo que utilizadores tenham acesso quase imediato aos ficheiros online.


Para já a minha única preocupação é: se os ficheiros ficam na net, e se muita gente aderir, é bom que outras empresas melhorem a oferta de produtos de fixação de dados em servidores individuais (ligação de discos externos às máquinas e à rede,  sei lá...) É importante que o consumidor possa continuar a programar, editar e gravar dados em sua casa, sem ter de os colocar online.
Eu escrevi isto há 7 anos:
http://fbaup808.blogspot.com/2004/10/olhe-desculpe-net-tem-dono.html

Mensagens populares