E se o amor verdadeiro existisse outra vez?

"E se o amor verdadeiro existisse outra vez?
A pedido de várias famílias, a quem agradeço todas as palavras que me escreveram, volto a publicar este texto. Espero que a sua utilidade vá muito mais além do puro prazer da leitura.
*
mae preocupada
E se o amor verdadeiro existisse mesmo?
Não acredito que haja verdadeiro amor sem generosidade. Não me refiro aqui a generosidade como a simples capacidade de dar, ou de ter pena, ou de atribuir esmola, mas antes a vontade e a capacidade de ver no Outro para além daquilo que ganhamos directamente com ele. Amar o Outro por aquilo que ele é na essência e não apenas por aquilo que ele nos faz sentir. Amar para além da necessidade e da expectativa de receber. Infelizmente, quando as pessoas se apaixonam, não se apaixonam apenas pelo Outro, apaixonam-se por aquilo que no Outro as faz sentir melhor. A forma como o Outro repara na nossa beleza, na nossa inteligência, na nossa forma de pensar e de viver e como constantemente o repete, com os olhos a brilhar e a baba a escorrer, atrai-nos, porque nos eleva, porque nos endeusa. Dá-nos conforto, dá-nos prazer, dá-nos segurança. Será possível amarmos para além disso? Amar mais acima, mais longe, gratuitamente, amar só porque realmente se reconhece no Outro a grandeza e o valor? Amar um coração inteiro e não apenas o pedaço que dele nos foi entregue? Amar desinteressadamente mas integralmente? Amar sem esperar que o Outro nos resolva a vida? Amar o indivíduo e não o que podemos ser na medida dele, não apenas a sua intersecção connosco?
Lembro de uma vez uma colega estar a falar comigo sobre como se sentia feliz com o seu casamento e rematou com a frase: eu amo-o pela forma como ele me adora. Este pensamento inquietou-me, mas não ousei comentá-lo. Hoje estão afastados e incapazes de comunicar. Conheço quase nenhumas pessoas que se entendam desta forma, desta forma que eu acredito ser a essência, a causa e a consequência do amor verdadeiro. O que eu tenho visto à minha volta é que as pessoas amam e são amadas por subtracção. Vão amputando partes originais e essenciais de si mesmas para manter a todo o custo relações às quais se agarram como a tábuas de salvação. Vão-se reduzindo, perdem vida e valor. Ensinaram-lhes que, para manter um casamento feliz, de vez em quando é preciso ceder. Ceder. Ceder parece ser a palavra-chave. Mas eu não acredito que as cedências alimentem ou preservem um amor, pelo contrário. Porque para haver uma cedência é porque houve uma pressão. E a pressão é estranha ao amor. Além disso, a cedência é um sapo engolido, mais cedo ou mais tarde arrota-se e cheira mal e o Outro não suporta o cheiro e diz-nos e nós atiramos-lhe à cara o sacrifício e o Outro devolve-nos o mesmo argumento. E está tudo morto. Perdoar sim, se for legítimo. Ceder não. O perdão liberta-nos da mágoa e do rancor. A cedência acumula-os, silenciosa e traiçoeiramente, como cancros.
O amor verdadeiro não pede a subtracção do Outro, antes lhe dá a possibilidade da multiplicação. A subtracção contínua resulta na solidão de si mesmo e depois, quando estão sós, no zero, no limite da dignidade, ou muitas vezes para além dele, as pessoas estão dispostas a tudo para somar alguma coisa, para recomeçar a contagem, para voltar à "forma como o outro repara na nossa beleza, na nossa inteligência, na nossa forma de pensar e de viver e como constantemente o repete, com os olhos a brilhar e a baba a escorrer".
Eu acredito que se a generosidade e a multiplicação forem os eixos do amor, ele pode mesmo tender para o infinito. Pode ser eterno. Digo eu, que não percebo rigorosamente nada do assunto."

Mensagens populares