e vai mais uma em cheio da mãe preocupada

Fidelidade
Entre a palavra e o gesto. Entre o pensamento e a ação É isto que, cada vez mais, me pode afastar ou aproximar dos outros. A simpatia não me diz nada. A generosidade... tenho visto muita que não é pura, que acontece apenas na expectativa da recompensa, da retribuição e do reconhecimento. Inteligência...? Cada vez sei menos o que isso é.

Fidelidade. Eis aquele que é, para mim, o verdadeiro eixo do caráter Ter uma certeza e agir de acordo com ela. É verdade que não se pode ter certezas sobre a realidade, porque a realidade não é um facto, mas pode ao menos ter-se certezas sobre o que se pensa da realidade.

Vou passando em revista as pessoas que me sobraram na vida, depois de todas as que afastei, de quem me afastei ou que, voluntariamente, se afastaram de mim. Percebo que nessa sobra, nesse restinho de mundo que ainda alimento e que me alimenta, está, como traço comum, a fidelidade. Não a mim, mas à própria consciência. O resto é conversa. Circo. Demagogia. Alarido. Mas serve, ao menos, para eu me rir, que agora eu ando a aprender a divertir-me com a miséria de caráter.

Mensagens populares