Técnicas de apoio à gestão (350 horas)

50 horas de Legislação Comercial e mais 50 horas de Fundamentos de Contabilidade. Estas 100 já estão no papo e aprendi coisas do outro mundo. Pshhiiiu.... Tipo a trabalhar com Letras (cruzes-credo) (as letras de que falo são documentos comerciais e não as letras do alfabeto) ou a como preencher os documentos base de uma empresa (facturas, guias, notas de crédito e débito, cheques). Como fazer balanços e demonstrações de resultados (análise financeira e análise económica) entre muitas outras coisas. Mas agora começámos Técnicas de Marketing e já estou farto de fazer bonequinhos... que disciplina antiga. Marketing: uma introdução muito arcaica (existente no seio do corporativismo liberal) à economia da cultura.

Ainda ontém escrevi isto:
A febre do Marketing
Durante a segunda metade do século XX a globalização e o crescimento do mercado corporativo, introduziram na estrutura empresarial um director de marketing ou um director comercial, para estudarem, ampliarem e demonstrarem aumento de vendas duma empresa. Normalmente os de marketing acreditam que podem e devem opinar criativamente sobre as acções de comunicação de uma empresa... o problema é que em Portugal e na maior parte dos países desenvolvidos estes profissionais têm uma educação visual rudimentar, pois por norma a sua formação em linguagens não verbais, acaba no início da adolescência (é de apenas 8 a 9 anos - dos 5 aos 14 anos de idade) enquanto um designer de comunicação estuda a expressão não verbal (visual no mínimo e visual e sonora em muitos casos) pelo menos durante 16 a anos até ao início da idade adulta. Hoje alguns designers estão tão toldados com o panorama visual de origem publicitário-marketeira que já não sabem distinguir um bom poster de entre os 20 sem eira nem beira na mesma ala.
Por hoje estão explicadas as merdas que se vêm na rua.

Mensagens populares