Campanha antimarquises arranca em Setembro

Dando continuidade à política de aculturação iniciada já há alguns anos, um anónimo gestor privado conhecido do ministro do ambiente decidiu abrir os cordões à bolsa para pagar (apioada pelo ministério do ambiente) a uma agência de publicidade multinacional qualquer para lhe fazer uma campanha de modo acabar com as últimos traços de portugalidade: as marquises e os estendais... Se correr bem, só ficam a faltar os toldos e os cartazes escritos à mão...

A lógica baseia-se em permissas de Estética e sem dó nem piedade preparam-se para entrar no mundo da comunicação de massas através de meios como os outdoors, anúncios de imprensa, spot publicitários, etc...
A arquitectura de terriola, o mobiliário urbano, e a construção civil continuam sem lei, e os reponsáveis por esta campanha acharam por bem culpablizar os da classe média (leia-se os pobres) pelo estender da roupa a cheirar a lavado à janela. Isso para mim é que é o Portugal que tem que ficar (não a pobreza mas a tradição, categoria para a qual a marquise já entrou), ou acabaremos por ser mais um país sem interesse nenhum para viver ou visitar.
Vir-se-há a saber que o anónimo gestor privado quer vender máquinas de lavar e secar roupa?
Assim cito o jornal Público do presente dia:

Campanha antimarquises arranca em Setembro
27.08.2009
Ana Henriques

As marquises nas fachadas dos prédios são um dos alvos de uma campanha que arranca no mês que vem para sensibilizar a população para os aspectos estéticos do fenómeno. As caixas de ar condicionado e os estendais também vão estar na berlinda nesta iniciativa, que, apesar de ter o apoio do Ministério do Ambiente, partiu de um gestor privado.



Comentários até às 10 da manhã.

Pois é
Por Observador - bem colocado
Vão poder abater os «custos» da «campanha» nos impostos, não é?


Compreendo mas....
Por João - Lx, Pt
Compreendo, mas o ar condicionado nos tempos actuais, nos prédios mal construídos, quentes no verão e frios no inverno, não resta outra alternativa senão a colocação de ar condicionado, que hoje é tão banal como ter telemóvel ou tv cabo. Ponham é todos iguais para não afectar tanto a fachada. Experimentem viver junto a umas águas furtadas no verão com quase 40 graus e logo vêm se não são obrigados a pôr ar condicionado? É que caso contrário nem dormem, o que já afecta a saúde, e no Inverno quando a Tc no interior da casa atinge os 10º, e refiro-me a prédios novos com menos de dez anos, arquitectos, construtores e engenheiros incompetentes é coisa que não falta por aí e as câmaras a vê-los passar impunes. Estendais nas traseiras dos edifícios também acho que são ecológicos ao pouparem muitas emissões de CO2 pois deixa-se de usar a Maquina de Secar. Onde é que estes senhores querem que as pessoas com baixos salários actuais e os preços da EDP altíssimos, querem que as pessoas sequem a roupa? Tem é de ser tudo uniformizado e não uma marquise de cada cor, se as pessoas as puseram a algo se deve, eu também sou contra mas tive de por uma pois senão os meus filhos não tinham espaço para


ViriatVs
Por ViriatVs - Lisboa
Parabens pela iniciativa.... Vivio na Baixa Pombalina e estou FARTO de alertar as entidades competentes para os sistemas de Ar condicionado como também e nao menos importante para as ANTENAS PARABOLICAS que crescem como cogumelos junto dos beirais e janelas. Disse


Marquises
Por Zé Ignorante - Lisboa
Há marquises e marquises! Quando um prédio tem frente e traseira e hóuver varandas nas duas partes é preferível escolher a traseira para fazer a maqruise, para não tirar a estética, é o que acho e é o que vou fazer!! Tenho um prédio que une ao meu e faz,na traseira, um angulo de 90º. Nesse mesmo prédio, a parede que liga ao meu, nestas noites de verão, passeiam-se osgas.... não me deixando ter as portas abertas!!! Não estou interessada em dar guarida a tão repugnantes bicharocos!!! Com a varanda fechada, já não exise essa hipótese.


É simples
Por Jorge Silva Marques - Lisboa
Medida simples: converter a EMEL (que só serve para engordar os accionistas da EMPARQUE e da SPARK), e fazê-la cobrar não pelo estacionamento, mas pelas marquises. Se a CML decidir cobrar uma taxa de 10 euros por mês, por cada janela coberta com marquise, o problema acaba-se em pouco tempo. Se, além disso, nos casos em que tenha sido alterada a fachada do prédio propriamente dito para alargar salas, os proprietários forem obrigados a repor a arquitectura de origem, e se uma casa não puder ser vendida sem a fachada ter sido reposta na sua configuração original, o problema está resolvido!


VIVENDA + PRÉDIO
Por joaquim - QUINTA DO CONDE
Relativamente às marquises na fachada dos prédios. E que me dizem da QUINTA DO CONDE concelho de SESIMBRA. era uma zona de Vivendas e agora temos vivendas com prédios. Coisa linda sim Sr. Acho que a escola de arquitectura deveria cá trazer os estudantes para verem esta obra de arte urbanistica.


Nao me tirem esse prazer!
Por Antonio Carlos - Porto, Portugal
Por favor, nao me tirem o prazer de ver todos os dias a cuequinha da vizinha! Todos os dias faço um exercício mental de imaginar como é que uma coisa tao disforme se consegue encaixar numa peça de vestuário tao reduzido Estou mesmo a escrever um tratado sobre como encolhem os corpos... E claro que tinha que saltar o senhor que logo arranja a desculpa que a culpa é "do senhor que vive no luxo". Tem toda a razao, ele é o culpado. Além de que nao deve ter muito que fazer. Convenhamos... PS.: Na semana passada fui multado por excesso develocidade, mas juro que a culpa nao é minha. Quem é que se lembra de construir um carro que "corra" a mais de 120? Vou processar o construtor!!!


Este sr deve ser milionario
Por Anónimo - Lisboa
Então sem estendais onde se seca a roupa?Este sr. deve ser alguem que vive no luxo.E as pessoas que não teem divisões que cheguem,como resolvem o problema.Se as pessoas tiveram de colocar marquises e aparelhos de ar condicionado alguma razão tiveram: casas mal construídas, falta de espaço, etc. Gostava que os arquitectos, projectistas, etc, fossem obrigados a viver nas casas que projectam no Alentejo janelas de 2x2, sem estores,sem qualquer protecção é um convite a um aparelho de ar condicionado.


Marquises...
Por Antonio Teixeira - Barcelona, Espanha
Mas a construçao de marquises nao é ilegal? Se sim, porque nao se cumpre a lei? Ou nao temos justiça? Nada disso, temos justiça, bons juízes eficazes, bem educados e sobretudo isentos...e pode-se pedir crédito ao banco para construir o "galinheiro" que nos vai dar o espaço suficiente para "arrumar" o nosso entulho! O resto sao desculpas, como por exemplo, nao temos espaço, má construçao, sem estores, etc., etc. Para estes problemas, basta pensar ou pedir a alguém que pense por nós e existem milhares de soluçoes bem mais económicas. Só nao têm o bom aspecto de uma marquise que convenhamos é um invento bonito! Para os que acham que nao à paralelo...Existe sim, senhora...as zonas degradadas de Bangkok, de Taipei e de Nova Delhi. Existem, só nao sao tao bonitas como as nossas! Já agora contruam-se marquises com as cores dos clubes de futebol...e dos partidos políticos e das sociedades recreativas! E atençao que eu nunca disse que nao somos um país de bom gosto e de pessoas que cumprem a lei...nunca disso isso!


Não há mais nada para fazer
Por Gonçalo Neves - Almada - PT
Espero que se lembrem da casa pessoal do nosso presidente Cavaco. No dia em que ganhou as eleições, era filmada a sua "majestosa" e pirosa marquise, toda repleta de quadros e bujigangas inuteis. Digamos que, o bom gosto, não prima em Portugal. Basta ver o ordenamento do território, construções de prédios de 10 andares anexos aos de 4 ou 5. E depois admiram-se das pessoas fecharem varandas. Acho inestético, mas por favor, à coisas bem mais úteis para a sociedade em que estes senhores podem dispender energias e tempo. Não estraguem o negócio aos empresários da caixilharia....


A começar pelos edifícios públicos!!!
Por Blá - L
A começar pelos edifícios públicos!!! Em Lisboa são às centenas os prédios adaptados para escritórios, com marquises e ar condicionado pendurados na rua.


vivam as marquises
Por Anónimo - vng
Vivam as marquises. Os que são anti-marquises é que não possuem mesmo gosto nenhum. Olhem bem para os prédios sem marquises e varandas inúteis. Feios!


vivam as marquises
Por Anónimo - vng
eu acho as marquises esteticas. Estão completamente errados


Visita a Baixa de Lisboa ...
Por Anónimo - Lisboa
"A cidade que temos é a cidade que fazemos" - Bem Dito !!! Em vez de começarem pelas marquises aproveitem e façam uma visita à Baixa de Lisboa e vejam o que "eles fizeram para termos a cidade que temos". Mais nenhuma Capital Europeia tem o aspecto degradante que a Baixa Lisboeta.


sim, mas
Por rita lopes - odivelas
Concordo com o principio, mas se as pessoas tiveram de colocar marquises e aparelhos de ar condicionado alguma razão tiveram: casas mal construídas, falta de espaço, etc. Gostava que os arquitectos, projectistas, etc, fossem obrigados a viver nas casas que projectam: uma sala, como a minha, virada a sul, no Alentejo com janelas de 2x2, sem estores,sem qualquer protecção é um convite a um aparelho de ar condicionado.


pois
Por ideias - Porto
Pelo menos em cada prédio deviam ser todas iguais! Estendais, destapados são bem mais feios!


As Marquises
Por Anónimo - Algarve
Sim marquise é coisa de pobre e que empobrece a já fraca arquitectura portuguesa! Mas por outro lado a minha marquise permite-me poupar muito dinheiro no inverno, quando a marquise se transforma em acumulador de calor. Assim não tenho necessidade de ligar aquecedores durante toda a estação fria.


Irresponsabilidade
Por Kabulis - Matosinhos, Portugal
ENtregava o meu voto a uma candidatura, que em vez de festins pimbas e comissões chorudas, gastasse o orçamento autárquico na demolição, sim, demolição de tudo o que são aberrações urbanísticas clandestinas! E coragem política para isso? A irresponsabilidade cívica começa por cima, na irresponsabilidade política. Parabéns ao Sr. Luis Mesquita Dias, uma das tais excepções que confirmam a regra!

Mensagens populares