FESTA TRAMA / CASA DE SERRALVES

Um festival dedicado ao acto performativo e à música, este fim de semana no Porto.
Prgramação aqui.


Festa de sexta-feira:

23H00 PEDRO TUDELA [DJ]
00H00 MORITZ VON OSWALD (basic channel; rhythm & sound) feat. TIKIMAN
01H00 YOU GO! [DJ]
01H30 WIPEOUT
02H30 YOU GO! [DJ]
03H00 SILVERIO
04H00 GD LUXXE

◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊

PEDRO TUDELA
Depois de vários anos de trabalho em que a pintura foi o seu suporte dominante, Pedro Tudela tem vindo a utilizar o som como material preferencial de muitos dos seus projectos da última década. Na sua materialidade ou representação, o som surge como ponto de partida para a redefinição conceptual e formal do objecto escultórico, pictórico, ou videográfico, para além do uso diferenciado que o artista dele faz nas suas actividades paralelas de composição, improvisação, performance e DJing, na sua maioria desenvolvidas com o colectivo @C. O fascínio e a prática da experimentação no âmbito da música electrónica, o seu domínio de conhecimentos no campo das linguagens musicais contemporâneas, propiciam-lhe um contexto para o cruzamento de interferências entre o som, a música e as artes visuais. Assim, Pedro Tudela tem mantido nas últimas décadas uma presença constante no panorama português da música electrónica. Em 1992, por ocasião da exposição "mute...life", Pedro Tudela, Alex Fernandes, Nuno Tudela e Pedro Almeida criaram o colectivo multimédia mute life dept. [MLd], onde se fundiam arte, tecnologia, performance, bandas sonoras, sampling e vários conceitos multimédia. O trabalho no âmbito da música electrónica foi continuado pelo trabalho desenvolvido com o trio de laptops @c, um projecto iniciado no ano 2000 com Pedro Almeida e Miguel Carvalhais e também pelas suas regulares sessões como DJ que trouxeram em primeira mão à noite do Porto sonoridades como o dub techno de Berlim.

http://pedrotudela.org/
http://www.virose.pt/tudela/

◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊

MORITZ VON OSWALD (Rhythm & Sound, Basic Channel) feat. TIKIMAN
Moritz von Oswald é justamente reconhecido como um dos principais e mais importantes produtores de techno dos anos 90. Após passagem pelos Palais Schamumburg nos anos 80 enquanto baterista, von Oswald dedica-se à música electrónica, vindo a formar com Mark Ernestus o duo e editora discográfica Basic Channel, contribuindo de forma substancial para a consolidação do eixo Berlin/Detroit de techno minimal, onde podemos situar outros artistas como Rob Hood, Jeff Mills ou Mike Banks. Para a história da música de dança, Moritz von Oswald terá sempre um lugar cativo enquanto fundador da estética de dub-techno que viria a exercer uma influência determinante no trabalho de músicos como Richie Hawtin (Plastikman), Thomas Brinkmann, Robert Henke (Monolake), Wolfgang Woigt e toda uma série de artistas que passaram por várias editoras subsidiárias da Basic Channel, como a Chain Reaction, Main Street e mais recentemente a Burial Mix. No projecto Rythm & Sound, vemos von Oswald e Ernestus afastarem-se das cadências 4/4 do techno para explorarem o fascínio pelos ecos graves, profundos e atmosféricos do dub. Aproximam-se assim mais do reggae e dub vocal, contando com a participação de lendas do dancehall como Sugar Minott e a notável contribuição do vocalista natural da ilha de Dominica Paul St. Hilaire, mais conhecido como Tikiman, que seria a primeira voz a embarcar na aventura Rythm & Sound. Tikiman fundaria também ele uma editora subsidiária da Basic Channel, a False Tuned, e viria a ser chamado a colaborar com outros nomes maiores da música electrónica de dança como Modeselektor e Stereotyp.

www.myspace.com/burialmix
www.myspace.com/basicchannel
basicchannel.com/

◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊

WIPEOUT
Com Wipeout experimenta-se um electro-romantismo perdido entre “Querelle” de Fassbinder, o mais famoso filme de marinheiros, e “Irreversível" de Gaspar Noé, o mais extremista clube nocturno do beco. As influências que regem este abismo emocional vão desde os sonhos eléctricos de Giorgio Moroder e a languidez vocal de Scott Walker. Com uma estética assumidamente apontada para o clube nocturno, é de sublinhar o facto que faz a diferença comparando com outros projtectos do mesmo universo: a voz de Didi Bruckmayr, indispensável, tal como é a voz de Dirk Von Lowtzow no projecto Phantom/Ghost. Visualmente sedutor, estranhamente enternecedor.

Discografia seleccionada:
Come Into My Biomechanical Loveboat (CD), Angry Sun Records, 1993
Swamps Of Happiness (CD, Album), CCP Records, 1995
Saliva (CD), CCP Records, 1996
Country & Western (CD), Lethal Records, 1997
Anthems For the Underachievers (CD), Angelika Kohlermann
Black Light District Boys (CD+LP), Trost Records, 2004

www.myspace.com/wipeoutofficial
www.fuckhead.at/wipeout
angelika.koehlermann.at"

◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊

YOU GO! (PT)

Moldado por um forte sentido de liberdade, a mais cotada caracteristica deste performer visual é a facilidade com que utiliza novos alter-egos para defrontar novas aventuras. Consciente da prisão que representa um nome gravado num bilhete de identidade aproveita todas as oportunidades para usufruir do poder de escolha.
Participa activamente na banda-sonora da cidade do Porto, Lisboa, e arredores, sendo um dos membros fundadores do "Muesli Colectivo" - trio cozinhado na Faculdade de Belas Artes que conta com a inspiração multi-disciplinar da instituição em questão. Convidado para alguns dos mais coerentes projectos visuais/sonoros da última década (BRG; TRAMA; HANGAR; HI-TECA; OPORTUNISTA). Paralelamente desenvolve projectos gráficos/visuais que nunca ignoram a importância sonora como acto criativo.
Por isso tudo e tendo consciência de todas as camadas sonoras num bolo social, reservou para os intervalos deste TRAMA uma selecção de estéticas com 30 minutos cada. A última oportunidade de reconciliação entre gregos e troianos.

www.o-i-r.org
www.serge-against-bourg.net

◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊

SILVERIO
Depois de conhecermos a techno-cultura chilena com o lado doce de Matias Aguayo (Closer Musik), a minimal sedução de Ricardo Villalobos ou o exotismo de Luciano, eis que nos chega agora o electro-exagero mexicano. Silverio conquistou os clubes da sua terra natal e envolveu-se prontamente com a elite cultural da clássica Europa sempre pronta a experimentar novas sensações. Silverio é, definitivamente, um exorcista, 'one man show' habituado à exigência de públicos internacionais e da comunidade artística. Um verdadeiro festim! A primeira produção de Silverio remonta a 2001 e, a partir daí, nada voltou a ser como dantes no mundo do showbiz. Silverio define-se como um "dandy", um mulherengo e o único fenómeno da indústria do entretenimento digno de interesse desde do aparecimento do Homem Elefante! Um "Mucho Macho Poco Brain" a passear o seu esplendor por Portugal. Para confundir ainda mais a comunidade artística, Silverio (Julian Lede), juntou-se ao artista mexicano Carlos Amorales e fundou a editora "Nuevos Ricos"; enquanto o primeiro se ocupa da selecção musical, o segundo trata da parte visual - em 2005 foram convidados especiais da feira internacional de Madrid AR.CO. E se esta for a verdadeira revolução latino-americana? A luta contra a inércia ou o exagero para acabar de vez com a (a)normalidade da perigosa vida comum que se vive a norte?

www.myspace.com/silverionuevosricos
www.nuevosricos.com

◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊◊

GD LUXXE (Gerhard Potuznik)
GD Luxxe é um dos muitos alter-egos usados pelo músico austriaco Gerhard Potuznik, cuja carreira teve o seu início nos anos 80. Para além de uma extensa carreira a solo, Potuznik conta inúmeras colaborações, destacando-se entre estas os trabalhos com Patrick Pulsinger (que deram origem a uma série de populares 12” lançados na mítica Cheap Records), Electronicat, Hanz Platzgummer, Ramon Bauer (fundador da editora Mego) e com o escritor Max Goldt para o seu álbum Concorde+. Potuznik é igualmente reconhecido pelo seu trabalho como produtor e membro das Chicks on Speed, e responsável pela editora Angelika Koehlermann, onde convivem as estéticas low-fi e synth-electropop.

Gerhard Potuznik é, por direito próprio, o supra representante de uma electrónica que tem tanto de delicado como de perturbante, onde as emoções confundem-se e tomam rumos opostos em cada um dos projectos por ele apresentados. Os ouvidos mais generosos lembram-se certamente dos seminais álbuns “Amore Motore” (Mego;1998) e “Concorde+” (Cheap;1999), que encerraram da melhor forma uma década de experimentação estética.
No entanto, é como GD LUXXE que a conquista do universo “Electro” é efectiva, preenchendo um lugar de topo com os incontornáveis “Vendetta” e "Between Zero and Eternity". O seu disco "Make", lançado na Tigerbeat, continua a ecoar em nossos ouvidos, abençoando a relação entre os instrumentos analógicos e a tecnologia digital.
Em “Crave”, o seu derradeiro esforço pela Angelika Koehlermann, Potuznik mistura o poder do electropop com algumas versões dos Sisters Of Mercy e Joe Crow. Raramente os anos oitenta são reciclados de uma forma tão perfeita, com sonhos eléctricos tão actuais.

Discografia seleccionada:
Submission (CD), Breakin' Records, 1999
Vendetta (CD), Suction Records, 2002
The 21st Door (CD), Interdimensional Transmissions, 2003
Between Zero And Eternity (CD), Ersatz Audio, 2004
Make (CD), Tigerbeat6, 2005
Crave (CD), Angelika Koehlermann, 2008

www.gdluxxe.com
www.myspace.com/gdluxxe

Mensagens populares