Coisas que aprendi durante a minha vida - Resumo

Depois de ler um pequeno texto do Sagmeister Things I have learned in my life so far dediquei-me a listar também uma série de certezas, uma lista de coisas que sei que sei. Ele diz que chegou a 20 e tal certezas, eu consegui 6, ou 7 se considerar que sei seis coisas com certeza. Já me lembrei de mais uma depois de tudo mas não a escrevo porque dei por encerrado o exercício.
Aqui as anoto, todas juntas, as certezas. São poucas, mas necessárias.

1—As pessoas gostam de ser mimadas mas afastam quem as mima.
As pessoas, pelo que sei, gostam de lutar. Gostam de sentir que essa luta trás resultados. Se o resultado não deriva directamente duma conquista pessoal, é por norma desvalorizado. Não há conclusão a retirar.

2–Quando como alimentos cozidos ou grelhados fico a sentir-me bem. Muita fruta faz-me sentir fresco e satisfeito. Às vezes apetece-me comer fruta quando preciso de água. Tenho tendência para confundir a sede com apetite de fruta, mas agora já tento beber o máximo de água possível. Posso fazê-lo até estar quase a vomitar. Esse sentimento passa num instante e é seguido dum conjunto de sensações agradáveis provenientes da hidratação.

3—As desculpas que se pedem quando se compreende que não se tem qualquer razão não são tão importantes como aquelas que se dizem quando se sabe que se tem alguma razão. Quando se sabe que até se tem razão é muito mais difícil pedir perdão. E essa dificuldade traz intensidade e valor à coisa. As desculpas não são só um alívio egoísta do peso na consciência de algo em que se errou, são para fazer a outra pessoa sentir-se um pouco melhor. As desculpas são mais sinceras quando nos preocupamos com o outro e não quando nos preocupamos com a nossa tranquilidade.

4–Querer destacar tudo implica muitas vezes não querer dizer nada de especial. O destaque de uma mensagem funciona pelo contraste que ela adquire perante o meio. Dizer coisas acertadas pode não significar o sucesso da mensagem se tudo nela se desfizer em camuflagem. Mas dizer coisas acertadas garante a propagação da mensagem mais facilmente.

5–Bom trabalho precisa de bom descanso.

6–A felicidade não é uma sensação fugaz, nem algo que não conviva com a tristeza.

7-Na altura em que me dediquei a concluir o que sei encontrei 7 certezas. :)

Mensagens populares