O que é isso do está bem produzido?

Alguém me pode explicar o que é produzir bem?
Começo a ficar preocupado. Porque quando cheguei à segunda maior cidade de Portugal e disse que produzia música electrónica desde 1997, ainda era um pouco um bicho raro. Um produtor? O que é isso? Deve ter uma pedaleira de efeitos e um gravador de CDS!

Desde então continuei a produzir sem parar, e tenho acompanhado de perto o panorama da música portuguesa. E, dizia, começo a ficar preocupado porque ainda há pouco tempo eu, o Duarte e o Tiago nos perguntávamos porque é que os Moulinex, os X-Wife e os Buraka já estavam a bombar. Eu não conheço bem os Moulinex, não sei se são dois ou mais produtores. Conheço ainda menos os Buraka, que nunca vi ao vivo. Mas porque é que Ana, VEC, ou Ana Campos ainda sairam dos I-Pods de pessoas mais próximas?
Eu penso que a sucesso deles vem não só do bom gosto que têm, como também sai duma certa vontade de arriscar um pouco mais que o costume. E nós também temos isso... Mas então????...
Há Há! Mas eles vivem em cidades maiores, com mais gente com luz própria, e haverá menos invejas e menos maledicência, porque há mais espaço e mais luz. Assim os fenómenos e as modas substituiem-se de modo saudavel. Mas os X-Wife são do Porto... Mas têm produtores executivos e agentes... hmmm... bem...
O Tiago e Duarte disseram-me que os Moulinex produzem muit'a bem e depreendi que tal não era o meu caso.
A minha dúvida é a seguinte.
Alguém me pode dizer ao certo o que é produzir bem?
Será fazer as coisas como os franceses fazem. Sintetizadores com menos médios, baixos colados aos synths, tarolas compostas de tantos graves como os kicks, flangers e reverbs aprumadinhos, deverei enveredar por processos de subtração da massa de som como faz o Para One, utilizar loops de Funk e Fusão anos 70 e 80?
Ou será melhor fazer a coisa à Inglesa. Com baterias analógicas e pratos de choque com variações constantes, samples de House 90's, claps, sotaque a trabalhor londrino Cockney, Baixos eléctricos tocados, Subgraves enfim...


E se eu não quiser usar sempre a mesma fórmula? Será que não é nesse testar dos limites da produção que estará grande parte do avanço que a electrónica pode dar à música? Será que isso não é digno de visibilidade internacional. E se eu ás vezes fizer duma maneira e outras vezes d'outra será que estou a produzir mal?
A sério!
A minha dúvida é a seguinte.
Alguém me pode dizer ao certo o que é produzir bem?

Mensagens populares