O teu nome.

Querido Blog,
para muitos o teu nome transporta hoje em dia um significado foleiro. A verdade é que me lembro também de algumas utilizações do substantivo que dificultam o processo de valorização da tua terminologia: Estados Unidos da Europa (utilizado em 1947 por Winston Churchill apelando a uma união do velho continente), a apropriação do termo para a moeda (€), Euro 2004, Eurovisão...

Não foi por estas razões que te chamei Eurosom.
Eurosom = Euro + Som
Euro: do Lat. Euru < Gr. Eûros
s. m., vento de Leste.
Som: do Lat. sonu
s. m.,
sensação produzida no ouvido pelas vibrações dos corpos sonoros;
vibração que produz essa sensação;
ruído;
emissão de voz;
voz.

Ainda assim restrinjo os assuntos que comento em ti a temáticas que dizem respeito ao universo que partilho contigo: música electrónica/música de dança. Assim é impossível evitar pensar no Eurobeat/Italo-Disco/Carrinhos de Choque. Surgiu em finais da década de 80 e detecta-se quando se ouvem "leads" de sintetizadores com frequências médias e altas, indiscriminadas utilizações de "cut-offs", melodias eufóricas, rufos em crescendo que preparam a entrada do "kick"... enfim, pensa no Scooter, Dj Tiesto, Mark O'h...
Piroso?. Sim.
Pimba? Sim.
Mau? Não, digo antes difícil. Para te escrever isto tive pensar duas vezes mas quando ouvi o 12 polegadas de Ian Pooley dos primeiros anos da década de 90 editado pela Intense (subsidivisão da Force Inc que apenas lançou 9 ou 10 discos), não tive quaisquer dúvidas em avançar para o teclado (obrigado Pedro).
Mas na última década há mais desenvolvimentos da música de dança que não levantam tantas questões como o Eurobeat. Pense-se no Minimalismo de Colónia, que me fez gostar de (diferente de dançar) techno e house, ou considerem-se as novas tendências de break-beat ou tech-house das Musik Krause, Freude am Tanzen, Festplatten. Frescura, estilo e força que estão a renovar o ar das caves mais profundas do meio.
Espero que nunca desatines com o nome.

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